Características: A cobra coral é a mais venenosa do Brasil. É da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possuem um veneno neurotóxico muito potente. A cobra coral é de difícil identificação e se classifica como ‘verdadeira’ e ‘falsa’. Não é simples diferenciar a espécie verdadeira da falsa. A maneira mais segura é através da dentição. Somente uma pessoa experiente consegue diferenciar as duas espécies simplesmente olhando. Mesmo assim, algumas podem apresentar anomalias e nascer completamente vermelha, ou até mesmo albino (branco) ou melânico (preto). É venenosa
Alimenta-se de outras cobras (menos a Cascavel), e peixes. Reprodução Ovípara coloca entre 16 e 20 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.
Alimenta-se de outras cobras (menos a Cascavel), e peixes. Reprodução Ovípara coloca entre 16 e 20 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.
www.fiocruz.br
Existe um antigo ditado para distinguir uma coral verdadeira da coral falsa: “Vermelho com amarelo perto, fique esperto. Vermelho com preto ligado, pode ficar sossegado”
ResponderExcluirNo caso das fotos... todas sao falsas
Uai... Se vermelho com preto ligado, posso ficar sossegado... A fotografia da coral verdadeira me deixa intrigado....
ResponderExcluirequívoco...fotos 3 e 4 são as mesmas serpentes.....amarelo separado do vermelho...principal característica da falsa coral.....na coral verdadeira as cores quentes são unidas....exemplo: amarelo e vermelho juntas....como diz o ditado: "vermelho e amarelo, malha o martelo"....espero ter ajudado...um abraço....
ResponderExcluirDentro do ofidismo existe um outro ditado: "Quem inventou as regras de identificação de coral falsa e verdadeira, morreu picado por uma falsa..."
ResponderExcluirComo a Kat diz, o método mais seguro para identificação é a através da dentição mas não é bom pegar a cobra, abrir a boca dela e arriscar uma mordida que pode te dar parada respiratória em 90 min, melhor deixar quieto...
Um outro método tb é a questão dos anéis que circundam o corpo da cobra-coral totalmente em todas as verdadeiras, mas existem as falsas que também copiam isso. Ou seja, se tem anel completo fique longe. Mais um método: tamanho dos olhos. As cobras corais verdadeiras são animais de hábito fossorial então a visão não é muito requisitada, logo, tem olhos bem pequenos. A coral falsa, possui olhos grandes.
Biologia não é matematica!! Na biologia, há variações, há mutações, há cruzamentos. Acho que não devemos arriscar com cobras. Mas também, não devemos sair por aí matando-as. O melhor mesmo é se prevenir, usar botas, não enfiar a mão em qualquer lugar sem uma previa verificação do local
ResponderExcluirtambem exist falsa coral que os aneis dão volta em todo corpo. vermelho para amarelo,olhos pequenos e atraves da dentição que indentifica coral verdadeira.melhor é não facilitar com nem uma. Rangel
ResponderExcluiro olho da coral verdadeira é preto e pequeno.
ResponderExcluirOntem o meu cão estava brincando com uma cobra que parece ser coral. Ele é um filhote.
ResponderExcluirPelo que notei a falsa coral tem cor predominante mais vermelho que a verdadeira, igualmente a que o meu cão brincava assim, fico mais tranquilo. Esse artigo foi muito importante pois, acrescentou mais conhecimento a minha pesquisa.
hoje eu achei uma coral falsa na construção da pracinha da minha esquina e agora eu vou cuidar dela estou procurando tudo sobre ela para eu poder cuidar dela
ResponderExcluiras imagens estão erradas!
ResponderExcluirnote que a imagem que está ilustrando a oxyrhopus guibel é a mesma que está ilustrando a Micrurus corallinus.
a coral verdadeira tem os aneis brancos fasendo a divisão das cores (o preto no meio das brancas).
uma maneira de identificar corais verdadeiras é a dentição, tem a mordida deferente, e sangra! GUARDE ISSO: A MORDIDA DE UMA COBRA VENENOSA NÃO SANGRA!!! portanto, se vc for mordido por uma cobra, note se a mordida corre sangue ou não. isso ocorre pq o veneno serve de coagulador sanguíneo, para impedir a saída de sangue ( e consequentemente do veneno) do corpo.
isso é experiencia propria! fui mordido por uma coral falsa uma vez. quase entrei em desespero ao ver que era uma coral, mas quando percebi o sangue correndo no meu pé, me tranquilizei.
e mais uma coisa: AO SER MORDIDO POR UMA COBRA, NÃO CORRA! isso so vai faser com que o veneno se espalhe. tente andar lentamente e manter a calma. isso pode te manter vivo!
bjs.
A mordida não sangra se o veneno for coagulante. Existem outros tipos de venenos como: hemotóxico(destroi celulas vermelhas), neurotóxico(destroi as celulas nervosas), e necrosante.
ExcluirNo caso da Micrurus(coral) o veneno é neurotóxico, então sangraria de qualquer forma.
outra maneira bem simples de ficar vivo é correr assim que ver uma cobra, não importa se é falsa ou não!
ResponderExcluiraqui a coral falsa morte ou não?,porque eu vi uma menina com uma no colo ,e porq eu tenho uma coral pequena c/ a cor vermelho ,preto e meio amarelada tipo branco e a barriga branca ate hoje eu não tive coragem de pega ela .
ResponderExcluireu achei uma no lixo do meu trabalho, não sei se é falsa ou verdadeira, nem sei se é coral mas pelas fotos é parecida. Gostaria que alguém que entenda pudesse me ajudar, também gostaria de ajudas para fazer um terrero para ela.
ResponderExcluirobrigado
Achei uma na entrado do meu restaurante, circundando um vaso de flor, ela é totalmente alaranjada com um anel preto, um branco e a cabeça preta. tem a ponta da cauda preta tbm. Será que é verdadeira ou falsa?
ResponderExcluirA falsa coral e venenosa
ResponderExcluir